domingo, 22 de julho de 2007

TAQUIGRAFIA EM TEMPOS DE INTERNET


Na minha modesta opinião, vivemos nos “anos de ouro” da taquigrafia. Nunca em nenhuma fase de sua história, a taquigrafia teve ao seu alcance tantas oportunidades de se difundir entre a população.
Nos dias atuais, a Internet com seus sites, blogs, e-mails, mídias de áudio, vídeo etc., oferece todas ferramentas de comunicação possíveis, por intermédio das quais, por exemplo, um professor de qualquer ponto do Brasil possa, perfeitamente, ministrar curso de taquigrafia para qualquer pessoa, em qualquer parte do território nacional ou até internacional.
Temos hoje exemplos que confirmam esta hipótese. O CBTONLINE, ( http://www.cbtonline.com.br)foi/ na verdade , devemos reconhecer, o pioneiro, foi o primeiro que vislumbrou as potencialidades que a Internet oferecia para que cursos on-line de taquigrafia fossem realizados.
Muitos duvidavam desta possibilidade, até porque o mito da impossibilidade do aprendizado a distância da taquigrafia ainda se fazia muito presente. Mas o CBT, comandado pelo Professor Rogério Mascarenhas, realizou o primeiro curso on-line de taquigrafia , conseguiu desfazer este mito e hoje tem contribuído em muito para a expansão da taquigrafia, por exemplo, no setor privado, tornando-se um líder nesta área. Prepara este site o lançamento da chamada Tecnografia, uma simbiose de tecnologia com taquigrafia dotada de softwares desenvolvidos com a finalidade de facilitar o aprendizado e a utilização da técnica da escrita veloz.
Faço este registro por acreditar que a veiculação de uma informação verdadeira deva está acima de quaisquer divergências que tive ou que venha a ter com o pessoal do CBT. Se os conflitos existem é para serem superados. As observações que outrora fiz ao CBT deveu-se mais à estratégia de divulgação deste trabalho, mas não ao trabalho em si. No entanto, eles também fizeram restrições as minhas atuações em fórum de debates, de forma que da minha parte, considero este assunto definitivamente encerrado
Voltando ao tema, na Internet temos também o curso on-line elaborado pelo Professor Waldir Cury e magistralmente lecionado por esse ilustre mestre no site http://www.taquigrafia.emfoco.nom.br/ e que já conta com mais de 2000 alunos cadastrados.
Muito mais profissionais, em breve, deverão se lançar no incomensurável espaço virtual da Net para levarem a taquigrafia aos lares, às escolas, aos acadêmicos, profissionais liberais enfim, às pessoas que antes, mal a conheciam, tinham apenas um pequeno vislumbre do que era a taquigrafia, mas que hoje podendo dispor, das comodidades de acesso ao conhecimento proporcionado pelas ferramentas de interatividade da Internet, têm, enfim, a oportunidade de aprendê-la e usá-la para as diversas utilidades do seu dia a dia.

Então, por tudo que foi exposto, podemos constatar que o ambiente é fértil em potencialidades. Cabe a nós, professores de taquigrafia, nos especializarmos cada vez mais em tecnologias voltadas para o ensino a distância desta arte-ciência que tanto cultivamos.
Não é que os cursos presenciais devam acabar. Muito pelo contrário. Eles, às vezes, são até insubstituíveis, mesmo porque, as pessoas que residem em localidades que tenham curso de taquigrafia, devem ter o direito de escolha enrte o curso presencial e o on-line a distância, podendo até usufruir das duas modalidades de ensino.
Enfim, o palco já foi montado, o espetáculo já começou, só resta para os que estão de fora (como eu) sermos mais atores do que espectadores.

Um grande abraço a todos.

Para a reflexão:
“A informação verdadeira deve está acima das divergências”

Nenhum comentário: